O Conselho Provincial de Guipuzkoa voltou a implementar portagens nas estradas A-15 e N-1, a partir de hoje – 23 de Janeiro.

A cobrança destas portagens estava suspensa por ter sido considerada ilegal, no entanto, e apesar de muitas empresas de transporte terem avançado com processos de solicitação de devolução das portagens cobradas indevidamente, as autoridades decidiram aplicar um novo modelo de cobrança de portagens, que inclui 50 km da N-1 e 8 km da A-15.

Sabe-se que pelo menos uma associação espanhola de transportadores, a FENADISMER, já desencadeou uma ação contra o novo sistema de cobrança destas portagens e, por isso, o conselho a todas as empresas é para que reservem todas as faturas e justificantes de pagamento das mesmas, para o caso de precisarem delas no futuro.

O pagamento destas portagens pode ser efetuado através do sistema Via T (sistema de cobrança de portagens eletrónico), ou de outro equipamento que seja compatível, e também fazendo o registo no site da entidade que se encontra encarregue de cobrar estas portagens, associando um cartão bancário a cada matrícula.

Podem consultar as tarifas a aplicar e os descontos nos seguintes links:

https://guitrans.eus/documentos/TARIFAS_PEAJE_2023.pdf

https://www.guitrans.eus/documentos/TARIFAS_N-1_AP-15_BIDEGI.pdf

Fonte: Guitrans/ Fenadismer